Melhorar o desempenho energético dos edifícios

Parque habitacional envelhecido necessita de melhores soluções adaptativas, com mais impacto na sustentabilidade do edificado.
A utilização dos edifícios e o setor da construção são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo, sendo a utilização dos edifícios responsável por 28% dessas emissões, e que são relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento.
Na Europa, estas emissões correspondem a 40% do total. Neste contexto, o pacto ecológico e o plano de recuperação europeu estabeleceram como prioridade a "Renovation Wave", focada na intervenção no edificado, nomeadamente no aumento da taxa de qualidade da renovação de edifícios existentes e no apoio à descarbonização de parte dos edifícios europeus.
É neste contexto, e em cumprimento da diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios, que surge a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios até 2050 (ELPRE). Olhando para Portugal neste contexto, encontramos um parque habitacional envelhecido e que necessita de soluções adaptativas que permitam impactar a evolução do próprio edificado e responder às missões definidas na ELPRE, em que se destaca a promoção da melhoria do desempenho energético, potenciando, até 2050, uma poupança cumulativa de energia primária de 34% e uma redução de emissões de CO2 de 77%, face a 2018, contribuindo para que Portugal atinja os objetivos em matéria de energia e clima.
É com base neste enquadramento europeu e nacional, que a Saint-Gobain, enquanto empresa de referência no mercado da construção, continua a apostar em soluções de caráter inovador e sustentável.
-
Aplicação de ETICS é boa solução
O atual parque habitacional português, para além da urgente melhoria de desempenho energético, necessita também de maior durabilidade, conforto térmico, facilidade e rapidez na aplicação de soluções, e menor impacto ambiental destas. Tudo necessidades às quais o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System) responde em grande medida. A aplicação de ETICS permite tornar os edifícios novos, ou renovados, energeticamente mais eficientes, proporcionar um maior conforto e segurança a quem os habita, e em simultâneo torná-los mais atrativos esteticamente.
O ETICS, ou "Isolamento Térmico pelo Exterior", é uma solução que existe há vários anos em Portugal e na Europa, sendo tradicionalmente, e de forma standard, aplicado com recurso a placas de isolamento em EPS (conhecido na gíria como esferovite), que tem como base o plástico, sendo altamente inflamável.
É neste contexto que surge o webertherm comfort — um sistema de isolamento térmico pelo exterior, inovador e diferenciador, da gama de ETICS Saint-Gobain, e que é resistente ao fogo (cumpre os requisitos mais exigentes do Regulamento de Segurança contra incêndio em Edifícios), com um bom desempenho térmico e acústico, baseado em placas de lã de vidro de elevada densidade (em alternativa ao standard EPS), podendo ser aplicado quer numa obra nova quer numa reabilitação, não condicionando a utilização do espaço interior, e adaptando-se a diferentes tipos de suportes (OSB, placa de gesso para exterior tipo Glasroc® X, alvenaria, entre outros).
-
MELHOR ETICS
O sistema ETICS é composto por várias camadas (argamassa de colagem, placa isolante, eventual fixação mecânica, argamassa de revestimento armada com rede de fibra de vidro e revestimento final).
As placas de isolamento webertherm clima 34 são compostas por lã de vidro, e são o elemento crítico ativador do sistema webertherm comfort. Apresentam uma baixa condutibilidade térmica (0,034 W/(m.°C) que contribui para um maior conforto interior do edifício, e são compostas por 75,4% de material reciclado.
A aplicação deste sistema contribui ainda para um maior conforto acústico, com uma redução do ruído sentido no interior até 6 dB (considerando uma espessura de 80 mm).
A sua performance, tanto térmica, como acústica e mecânica, não compromete as opções estéticas do edifício, pois são vários os acabamentos compatíveis com este sistema: texturados, com aspeto tipo betão liso, e à base de cal, estando disponíveis nas mais variadas cores. Esta solução tem um conjunto de documentos que comprovam que quando aplicado em obras novas ou em reabilitações contribui efetivamente para um edificado mais sustentável no mercado da construção.
A aposta da Saint-Gobain no desenvolvimento desta solução é clara, reforça o seu posicionamento enquanto impulsionadores da construção de edifícios sustentáveis, tendo por base projetar, fabricar e distribuir materiais e soluções para construir melhor.
-
EM PORTUGAL DESDE 2018
O webertherm comfort é comercializado em Portugal desde 2018, e estes quatro anos de implementação traduzem-se numa solução madura e bem implementada no mercado nacional.
À data de hoje, e com muitos m2 comercializados, a Saint-Gobain acredita que esta solução veio para ficar. As características e benefícios deste sistema respondem às necessidades do parque habitacional português — antigo e pobre energeticamente — ainda mais no contexto atual, considerando a importância de uma gestão energética eficiente e da necessidade urgente de redução de emissões de carbono.
Com este sistema inovador, a Saint-Gobain contribui para a melhoria do isolamento térmico e acústico de edifícios e dissemina de forma efetiva a adoção de soluções para uma construção mais sustentável em Portugal e que promovem a melhoria do desempenho energético do parque habitacional existente.
O bem-estar no interior dos edifícios é um assunto bastante debatido atualmente e esta solução dá resposta precisamente a este tópico. O facto de a temperatura interior poder ser a de conforto e sem significativos gastos, permite que quem usufrui dos espaços tenha um maior conforto físico, emocional, económico e até maior produtividade (numa situação de local de trabalho). Desta forma, conclui-se que esta solução tem um forte impacto social no dia a dia dos utilizadores de quem habita e usufrui dos espaços interiores.
Artigo in Jornal de Negócios.