2 min

Revestimentos ETICS de nova geração: Caso de estudo inovador de elevado desempenho apresentado no REHABEND 2022

Estudo ETICS - REHABEND 2022

A Saint-Gobain Portugal S.A. participou no último Congresso Euro-Americano REHABEND 2022 realizado em Granada – Espanha. Este evento, organizado por várias organizações de países europeus e americanos e ainda, universidades, abordou temas relacionados com Patologias da Construção, Tecnologia de Reabilitação e Gestão do Património.

Como especialistas em ETICS, o tema “Revestimentos ETICS de nova geração: caso de estudo inovador de elevado desempenho” foi explorado e apresentado pela Equipa da Saint-Gobain Portugal – Hélder Gonçalves, Gestor de Produto de Colagem, betumação de cerâmica e impermeabilização; Ricardo Figueiras, Delegado Técnico Comercial Projetos e Especialidades; e Filipe Sambento, Diretor Comercial – juntamente com o Eng. António Curado, Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A impermeabilidade das fachadas, o reforço estético, o incremento da resistência térmica e a melhoria de desempenho face às ações climáticas são características que as soluções ETICS (External Thermal Insulation Composite System) devem garantir, podendo ainda assegurar um excelente comportamento ao fogo do elemento fachada, assim como evitar a proliferação de fungos. Neste sentido, o caso de estudo consistiu nos revestimentos orgânicos de nova geração, à base de resinas acrílicas modificadas, aditivos específicos e pigmentos frios, que melhoram a estabilidade da cor do revestimento e a impermeabilidade, permitindo que sejam ultrapassadas as patologias de perda de cor e fissuração, muitas vezes relacionadas com a elevada temperatura superficial.

O revestimento da fachada Norte Shopping, com a aplicação de uma solução ETICS de cor escura à base de resinas acrílicas modificadas, aditivos específicos e pigmentos frios, foi alvo do estudo referido anteriormente. O novo sistema ETICS permitiu reduzir as patologias da fachada pré-existente associadas ao envelhecimento do revestimento superficial, com reforço do conforto térmico e da proteção ao fogo.

Quer saber mais sobre “Revestimentos ETICS de nova geração: caso de estudo inovador de elevado desempenho”? Descubra tudo aqui.