3 min

Já conhece o novo apoio Eficiência energética em edifícios de serviços, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)?

Eficiência energética em edifícios de serviço - PRR

Usar a energia de forma eficiente não significa apenas gastar menos ou reduzir custos. Significa, sobretudo, proteger o meio ambiente, de forma a poupar recursos naturais e beneficiar a economia global, pelo que se torna obrigatório pensar em eficiência energética em qualquer dos tipos de edifícios.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dispõe de um apoio para a Eficiência energética em edifícios de serviços. As candidaturas encontram-se abertas para proprietários de edifícios de comércio e serviços. Este apoio pretende melhorar a eficiência energética dos edifícios de serviços, assim como o conforto dos utilizadores, a qualidade do ar interior (beneficiando a saúde dos colaboradores), promover a produtividade laboral, estender a vida útil dos edifícios e reduzir a fatura e dependência energética e emissões de Gases com Efeito de Estufa.

As candidaturas são feitas no Portal Fundo Ambiental e estão abertas até 31 de maio ou até ao limite da dotação orçamental. Este apoio tem uma verba máxima de 200 mil euros por beneficiário, sendo que a taxa de comparticipação máxima é de 70% das despesas elegíveis. É obrigatório apresentar o relatório de auditoria energética (âmbito SCE) com cálculos justificativos (baseados em consumos anuais de referência).

De acordo com as tipologias e subtipologias de intervenção são várias as soluções Saint-Gobain Portugal – ISOVER, Placo® e Weber que se enquadram. Estas soluções de construção sustentável vão desde:

1. Envolvente opaca e envidraçada: Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos, recorrendo a ecomateriais ou materiais reciclados que cumpram com, pelo menos, uma das seguintes condições:

- Dispor de rotulagem ecológica do tipo I, definida com base na norma ISO 14024 ou 14025, ou equivalente, certificação FSC no caso do uso de madeira, se aplicável;

- Ser composto em mais de 70% da sua massa por materiais de origem natural (como cortiça, lã de origem mineral, madeira, entre outros) comprovada por ficha técnica ou declaração do fabricante;

- Ser composto em mais de 50% da sua massa por materiais reciclados comprovada por ficha técnica ou declaração do fabricante.

2. Intervenção em sistemas técnicos: Instalação ou substituição de sistemas de AVAC:

- A instalação de sistemas de AVAC, deve dar preferência, em caso de substituição, de sistemas individuais por sistemas centralizados.

- A instalação ou substituição dos sistemas de AVAC deve assegurar o cumprimento dos requisitos técnicos mínimos aplicados aos edifícios, evidenciando a melhoria do desempenho energético dos sistemas.

- A instalação, substituição ou atualização dos sistemas técnicos deve ser acompanhada por técnico qualificado para o efeito, nomeadamente, TRM (técnico responsável pela instalação e manutenção de sistemas técnicos) ou TIM-II (técnico de instalação e manutenção).

Consulta todos os sistemas de climatização da ISOVER aqui.

Queres saber todos os detalhes do novo apoio Eficiência energética em edifícios de serviços, descobre-os aqui.