3 min

Portugal representado no concurso internacional de estudantes de arquitetura Saint-Gobain por alunos da FAUP

Portugal representado no concurso internacional de estudantes de arquitetura Saint-Gobain por alunos da FAUP

Decorreu na Câmara Municipal de Lisboa – Paços do Concelho o evento “Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain”, no qual foram apurados os vencedores da fase nacional da iniciativa. Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, alunos na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, vão representar Portugal na fase internacional da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest", que terá lugar em junho, na cidade de Lisboa.

A iniciativa promovida pela multinacional francesa Saint-Gobain propõe aos seus concorrentes - estudantes de arquitetura de todo o mundo – a realização de um projeto arquitetónico alicerçado na sustentabilidade e na economia circular, idealizado para um terreno pertencente ao município, incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista. No evento, foram apresentados sete projetos de estudantes de arquitetura portugueses, sendo apurado um projeto vencedor pelo júri e outro pelo público.

“Foi um enorme gosto contar com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa num caso que é o mais real possível. A construção sustentável é a visão que a Saint-Gobain quer transpor para esta iniciativa, aliada ao bem-estar do utilizador e à eficiência energética” sublinha Vasco Pereira, Diretor da Academia Saint-Gobain. Acrescenta ainda que: “os estudantes tiveram um enorme desafio: reabilitar um edifício, projetar um novo e desenvolver o espaço público com consciência ambiental e sustentável”.

O projeto vencedor intitulado “The Contemporary Pombalina House”, de Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, baseou-se no modelo de uma casa pombalina, utilizando materiais Saint-Gobain com baixas emissões de CO2 para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos. Para além da representação nacional na Fase Internacional do Concurso, a equipa vencedora foi premiada com uma viagem a Paris que inclui uma visita à Torre Saint-Gobain, sede do Grupo e ao Museu Cité de l'architecture et du patrimoine, para além da publicação do projeto em meio de divulgação de arquitetura. Este ano foi ainda selecionado pelo público o projeto “Oasis in Lisboa” de Joana Teles, aluna da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, que previa a criação de vários espaços verdes no território, com a preocupação de manter o comércio local no espaço público.

O painel de júris, composto por especialistas nas áreas que a iniciativa engloba, contou com a participação do arquiteto João Santa-Rita, do Atelier Santa-Rita e Associados, do biólogo Tiago Carrilho, do Business Council for Sustainable Development, do arquiteto Gil Silva, Passive House Designer, e da arquiteta Jéssica Barreto, da Saint-Gobain Portugal.

  • Vencedor do concurso internacional eleito em junho, em Lisboa.

O vencedor da 18ª edição será apurado no dia 28 de junho, num evento em Lisboa que contará com a presença do CEO da Saint-Gobain, Benoit Bazin, bem como de estudantes de arquitetura de todo o mundo, jornalistas internacionais, associações e outros stakeholders.

A proposta vencedora receberá um prémio monetário e a publicação em meios especializados de arquitetura. A seleção da equipa vencedora será feita por um Júri Internacional, bem como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos estudantes finalistas participantes. Todos os premiados receberão amplo destaque nos meios próprios do Grupo Saint-Gobain.