3 min

Projeto RECLAIM - Recycled Waste Materials in Mortars

RECLAIM - Recycled Waste Materials in Mortars

Cofinanciamento RECLAIM

 

 

 


Designação do projeto | RECLAIM .: Recycled Waste Materials in Mortars
Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-047052
Objetivo Principal ǀ Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção | Centro
Entidade beneficiária | Saint-Gobain Portugal S.A. e Universidade de Aveiro
Data de aprovação | 30-06-2021
Data de início | 01-01-2021
Data de conclusão | 30-06-2023
Custo total elegível | 695.067,43 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 438.824,52 EUR

O projeto Recycled Waste Materials in Mortars (RECLAIM) pretende incorporar subprodutos e resíduos da indústria da pasta de papel e fundição, contendo um reduzido/nulo teor de cimento, o componente mais responsável pelas emissões de CO2 e energia incorporada.

Objetivo:

A sustentabilidade constitui um eixo estratégico fundamental de desenvolvimento para a Saint-Gobain com objetivos tangíveis para as próximas décadas. A Universidade de Aveiro tem privilegiado esta temática nos anos mais recentes, tanto a nível de formação como na colaboração em projetos. Neste contexto, o desenvolvimento de argamassas mais sustentáveis é, simultaneamente, uma oportunidade para incorporar subprodutos num contexto de economia circular, e um desafio porque exige investigação adicional de forma a ultrapassar limitações potenciais e previsíveis obtidas pela introdução desses materiais.

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de argamassas ecológicas, formuladas à base de resíduos industriais e contendo reduzido/nulo teor de cimento, o componente que nas misturas mais responde pelas emissões de CO2 e energia incorporada.

Os principais resíduos a incorporar serão provenientes de cinzas volantes, lamas de cal e grits geradas na produção de pasta de papel e de escórias de fundição/metalúrgicas produzidas pela indústria da fundição.

A industrialização das melhores soluções permitirá responder às crescentes exigências do mercado, quer em termos de sustentabilidade, quer de implementação de economia circular. As novas argamassas terão propriedades semelhantes a formulações produzidas com matérias-primas virgens, mas pegada ambiental inferior uma vez que se reduz o teor de cimento (de 20% para 1% ou mesmo 0%).

Para garantir o sucesso do projeto, foi definido um consórcio multidisciplinar com valências complementares com uma entidade empresarial – Saint-Gobain Portugal, S.A. (Promotor-líder) e uma entidade do sistema científico – Universidade de Aveiro, que permitem, com base nas suas áreas de competências, garantir as ações necessárias nas várias áreas de desenvolvimento do projeto e dar resposta ao desafio proposto.

Atividades e Resultados esperados:

O projeto RECLAIM está organizado em 6 atividades, que visam desenvolver um conjunto de argamassas com menores emissões de CO2 e maior incorporação de subprodutos de outros setores industriais (celulose, metalúrgico), consubstanciando uma clara ação de simbiose industrial na valorização de resíduos/subprodutos.
 

As principais atividades do projeto são:
 

A1. Estudos Preliminares

A2. Definição de requisitos e especificações

A3. Conceção e desenvolvimento da solução

A4. Campanha de validação experimental

A5. Promoção e Valorização de resultados

A6. Gestão técnica

 

Consórcio:

Saint-Gobain RECLAIM

 

Universidade Aveiro - RECLAIM