2 min

Saint-Gobain conquista menção honrosa no prémio nacional de sustentabilidade

Prémio Nacional de Sustentabilidade

Reconhecimento incide no Programa de Bem-Estar Mental da Saint-Gobain Portugal.

Iniciativa direcionada aos colaboradores reitera o compromisso da empresa com o Bem-Estar e a Saúde Mental.

A Saint-Gobain Portugal acaba de ser galardoada com uma menção honrosa na 3ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de Saúde e Bem-Estar nas Empresas / Organizações, graças ao Programa de Bem-Estar Mental implementado na empresa. A iniciativa desenvolvida pela insígnia visa sensibilizar para a importância da saúde mental, bem como garantir o bem-estar dos colaboradores.

Esta é a segunda vez que a Saint-Gobain Portugal conquista uma menção honrosa do prémio promovido pelo Jornal de Negócios, que tem como objetivo reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação das empresas que se juntam a esta iniciativa pela sustentabilidade global nas diferentes áreas de Sustentabilidade: ambiental, social e financeira (ESG).

Desta forma, a Saint-Gobain Portugal vê reconhecido o Programa de Bem-Estar Mental, iniciado no final de 2020, num contexto socioeconómico particularmente atípico provocado pela pandemia.

Partindo de uma primeira avaliação de riscos psicossociais, foi estruturado um programa de ação que visa sensibilizar os colaboradores para a importância da saúde mental, bem como garantir o bem-estar de todos eles. O programa tem em curso várias ações de sensibilização e informação, sendo que a medida que teve mais impacto foi a disponibilização de um Serviço de Telepsicologia disponível a todos os colaboradores da empresa, que em novembro de 2022 já totalizava 205 consultas realizadas.

Na sequência deste programa, a empresa passou, ainda, a ter uma melhor perceção dos fatores que impactam negativamente os colaboradores, podendo assim atuar de uma forma mais positiva e assertiva neste tema.

Recorde-se que um dos pilares do desenvolvimento da Saint-Gobain é o respeito pelas pessoas e pela segurança e saúde no trabalho. Este compromisso é estabelecido nos «Princípios de Comportamento e Atuação». A adesão a esses princípios é uma condição para pertencer ao Grupo, e a política de saúde é uma aplicação direta dos mesmos, em coerência com a política EHS (Ambiente, Saúde, Segurança) do Grupo.