2 min

Saint-Gobain, pelo futuro de todos, na revista Valor Magazine

Revista Valor Magazine

A Saint-Gobain entrou no mercado português em 1962, onde começou por se especializar na área do vidro e foi alargando a sua oferta ao longo do tempo.

O seu primeiro investimento em Portugal foi na Companhia Vidreira Nacional (Covina), atualmente já atua em várias áreas como a de materiais de construção, setor automóvel, entre outras.

Neste momento, fazem parte do grupo 11 empresa distribuídas por todo o país, representadas por marcas líderes no seu respetivo mercado, como Weber, Placo, Isover, Climalit, Glassdrive, Sekurit e Norton.

“Atualmente, a Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções que são ingredientes-chave para o bem-estar de cada um de nós e futuro de todos”, referiu José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, à revista Valor Magazine.

A Saint-Gobain trabalha com base em dois pilares fundamentais, eficiência energética dos edifícios e economia circular, uma vez que os edifícios, na União Europeia, têm um grande impacto no meio-ambiente. Acrescenta José Martos, “O setor da edificação tem que, de forma responsável e proactiva, implementar soluções que ajudem a preservar o nosso planeta e a melhorar a nossa forma de vida”.

A inovação é uma forte aposta do grupo e prova disso é o departamento de Investigação e Desenvolvimento, em Aveiro, da Saint-Gobain Weber Portugal, um centro de competências global para argamassas industriais de colagem de cerâmica, o que faz com que sejam engenheiros portugueses a liderar os projetos mais avançados desta área. José Martos destaca o “novo produto webercol flex lev, que é o primeiro adesivo multiusos para cerâmica e pedra em interior e exterior, com metade do peso e com o mesmo rendimento”.

Para José Martos, existem três desafios para o mercado português, no que diz respeito à área da construção e aos materiais utilizados, a sustentabilidade, a produtividade e a digitalização.

Uma grande prioridade da Saint-Gobain é a também a saúde dos colaboradores, pois acredita que “quando a empresa cuida dos seus colaboradores, eles respondem cuidando da empresa”.