2 min

Sistema webertherm comfort na revista da Ordem dos Engenheiros

Sistema webertherm comfort na Ordem dos Engenheiros

O webertherm comfort da Saint-Gobain Weber, sistema de revestimento de fachadas resistente ao fogo baseado em placas de lã de vidro de elevada densidade, foi referenciado na edição n.º 168 da revista Ingenium, editada pela Ordem dos Engenheiros.

A referência surge no artigo “Repensar as Habitações para os Fogos Florestais”, assinado por um grupo de investigadores do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, onde são apresentadas algumas recomendações técnicas para conferir maior segurança às habitações em zonas rurais face aos incêndios florestais.

Desenvolvido na sequência dos grandes incêndios ocorridos em Portugal no ano de 2017, o estudo enumera um conjunto de soluções para a construção de casas novas mais capazes de resistir ao fogo. Estas soluções respeitam ao exterior dos edifícios, nomeadamente às paredes, coberturas e vãos (portas e janelas). O sistema webertherm comfort surge mencionado no ponto dedicado às boas práticas na construção de paredes exteriores preparadas para resistir a altas temperaturas.

Cumprindo todos os requisitos do Regulamento de Segurança contra Incêndio em Edifícios, este sistema consiste na aplicação de placas isolantes de lã de vidro de elevada densidade sobre paredes de alvenaria. Estas placas, que podem ser também usadas em construções já existentes, aumentam a resistência da habitação ao fogo, protegendo-a. Simultaneamente, melhoram o desempenho acústico e térmico da fachada, proporcionando mais conforto aos habitantes.

Lê o artigo completo acerca deste tema aqui.

Descobre mais sobre o sistema webertherm comfort.