3 min

Campanha “Que falta de ETICS!”

Que falta de ETICS!

Enquanto líder de mercado no campo ETICS, a Weber lançou iniciativa para mostrar as suas vantagens e vasta experiência técnica e de aplicabilidade da solução.

Com os dias mais frios a chegar um pouco por todo o país, inúmeras famílias continuam a viver em imóveis que não estão preparados para receber as baixas temperaturas. Empenhada em devolver o conforto térmico e financeiro às famílias portuguesas, a Saint-Gobain Weber lança a campanha “Que Falta de ETICS!” num apelo à utilização do sistema ETICS enquanto solução de isolamento, com vantagens para a construção, para o cliente final e para o meio ambiente.

ETICS (External Thermal Insulation Composite System), traduzido para português como ITE – Isolamento Térmico pelo Exterior, é um sistema de isolamento de fachadas constituído por diversas camadas e aplicado pelo exterior, que tem como foco principal a proteção térmica. Em função da escolha do isolamento ETICS, as vantagens poderão ir além do isolamento térmico, como é o caso da proteção contra o fogo.

A Saint-Gobain Weber é líder de mercado no campo ETICS, tendo lançado esta campanha para, por um lado, mostrar as suas vantagens e, por outro, a sua vasta experiência técnica e de aplicabilidade da solução. As propostas neste âmbito são certificadas por laboratórios externos e credenciados, além de conseguir prestar todo o apoio técnico em obra, no projeto e na realização de ensaios. A Weber detêm ainda uma academia com formação teórico-prática dedicada ao sistema ETICS, a Academia Saint-Gobain.

Embora Portugal seja um país com temperaturas bastante amenas em comparação com outros países europeus, o baixo conforto térmico é uma realidade. Um levantamento efetuado em 2017 pelo Portal da Construção Sustentável, em colaboração com a Quercus, fez transparecer que 18 mil famílias sentem na pele a falta de condições habitacionais no país. O relatório indica que cerca de 74% dos portugueses consideram as suas casas frias no inverno e apenas 1% dos portugueses considera a sua casa termicamente confortável e, por isso, os gastos de energia para colmatar as necessidades de aquecimento são elevados.

O ETICS está apto para construção nova e reabilitação e é capaz de aumentar o conforto térmico de um espaço devido à barreira térmica conferida pela placa de isolamento. O sistema ETICS é compatível com vários tipos de suportes e de construção, como a tradicional, LSF ou de betão armado. O ETICS permite também um maior aproveitamento da área útil de uma habitação/edifício, uma vez que é aplicado pelo exterior.

No que diz respeito à reabilitação, a sua aplicação não interfere com o usufruto da habitação ou edifício. Além destas vantagens importa realçar que o sistema ETICS permite vários tipos de acabamento final e que é um sistema que acompanha a durabilidade da habitação/edifício.

Muito embora a utilização do sistema ETICS em Portugal tenha registado um enorme crescimento, quer em construção nova, quer em reabilitação, tem ainda muito espaço para crescer. É por isso que a Weber, através do seu know-how e expertise em materiais de construção, desenvolve sistemas inovadores de ETICS e isolamento térmico à medida das necessidades dos seus clientes e pretende divulgar as vantagens deste sistema, tornando o cliente final mais interventivo, permitindo que tenha um papel ativo na escolha das soluções que integram a sua casa.

Descobre o ETICS - sistemas webertherm aqui.