2 min

A sustentabilidade como motor de crescimento

Importância sustentabilidade Saint-Gobain

Sabias que a humanidade já consumiu todos os recursos naturais disponíveis para este ano?

É verdade, “em 2020 usamos mais 60% do que a terra tem capacidade para regenerar, utilizando o equivalente aos recursos de 1,7 planetas”, explica José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, no Guia da Promoção Imobiliária 2020, onde reforça a importância do desenvolvimento sustentável.

A União Europeia assinou o ‘European Green Deal’ com a ambição de, em 2050, ser a primeira região a alcançar a neutralidade de carbono. A Saint-Gobain Portugal assume também este objetivo.

“O setor da edificação tem que, de forma responsável e proativa, implementar soluções que ajudem a preservar o nosso planeta”, afirma José Martos, pois “os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia, por 36% das emissões de CO2 e por 1/3 do consumo dos recursos naturais”.

A Saint-Gobain trabalha diariamente para um planeta mais sustentável, onde assume 3 pilares como fundamentais:

- A eficiência energética dos edifícios, através do desenvolvimento e oferta de soluções de isolamento térmico, como os sistemas ETICS/ITE da Weber ou o sistema de isolamento com lãs minerais da Isover para sistemas de condutas de ar condicionado.

- A economia circular, com a utilização de materiais e soluções recicláveis que minimizem o impacto ambiental, como é exemplo o novo webercol flex lev, um adesivo composto por mais de 30% de materiais reciclados.

- A saúde e conforto nos edifícios, a Saint-Gobain acredita que a quantidade perfeita de luz, o nível adequado de som e a temperatura ideal são alguns dos fatores que nos fazem sentir bem nos edifícios.

Para garantir o sucesso dos objetivos, é importante a criação de financiamento de projetos e de sistemas de incentivos que estimulem a procura de edifícios sustentáveis e de elevada eficiência energética para “relançar a economia, ao mesmo tempo que melhoramos a qualidade de vida de todos e a sustentabilidade dos recursos do planeta”, reforça José Martos.

Lê o artigo completo sobre a importância da sustentabilidade para a Saint-Gobain Portugal.