Obras de Referência

Almada Living

A obra localiza-se no centro histórico do Porto, na Rua do Almada, numa das artérias mais importantes da cidade, a curta distância da Praça da Liberdade e das Avenida dos Aliados.

Inserido numa zona histórica protegida (classificado como património da UNESCO), a proposta/programa prevê o emparcelamento (união física e funcional interior) das duas edificações existentes, outrora com funcionamento autónomo e usos diferenciados (comércio, armazém e habitação).

Resulta assim numa “única” edificação com dois estabelecimentos comerciais e dezoito frações habitacionais de diferentes tipologias. Tratando-se de edificações inseridas em parcelas estreitas (~5.50 metros de frente) e profundas (~35 a 48 metros de comprimento, no caso), característica da parcela típica do sec. XVIII/XIX desta zona da cidade, o projeto preconiza a abertura de vários saguões/pátios, de diferentes níveis e dimensões, tanto para a ventilação como entrada de luz natural para zonas comuns, frações comerciais, no piso térreo, e habitacionais, nos pisos superiores.

Resultam seis pátios/saguões, cinco dos quais acessíveis (terraços) mas com diferentes caracterizações. Na combinação de materiais tradicionais existentes procurou-se valorizar a inserção das frações nas edificações pré-existentes do sec. XIX, mas também reinterpretando-as aos novos usos e necessidades da “habitação”.

Localização: Rua do almada, Porto

INTERVENIENTES

Empreiteiro: Econ - Eco Construção, Lda.

Distribuidor: Abilio Rodrigues Peixoto & Filhos, S.A .

Projetista: Arquitectos Aliados, Lda.

 

DESAFIO

A nível de soluções utilizadas, este projeto contou com materiais da Weber para fachadas, como o webercal classic e o webercal dur, para a colagem de cerâmica, com o webercol flex M* e para a impermeabilização através do produto weberdry roll.

Por sua vez, a Leca® entrou na parte dos pavimentos com a utilização do Leca® Uno.

*Nos produtos relacionados estão indicadas as soluções de colagem equivalentes, visto que os produtos utilizados na obra, foram substituídos pela gama webercol flex +.