Obras de Referência

Centro de Convenções Vancouver

Situado no cais de Vancôver com espetaculares vistas de montanhas, oceanos e parques, o projeto de expansão do Centro de Convenções de Vancouver foi conduzido como o centro internacional de transmissão e mídia dos XXI Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2010.

O novo Centro de Convenções de Vancouver envolve o ecossistema urbano na capital do Canadá.

Este foi o objetivo declarado do projeto de expansão de "trazer ecologia urbana para o centro da cidade", além de servir para os XXI Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2010.

Além disso, com esta nova infraestrutura, a cidade de Vancouver aprovou uma iniciativa para se tornar a "cidade mais verde do mundo" até 2020, liberando um plano de ação de 10 partes sobre carbono, resíduos e ecossistemas.

 

Localização: USA

INTERVENIENTES

Arquiteto: Kieran Timberlake Architects. 

Construtor: Roschmann Steel & Glass Constructions Inc, New Haven, USA.

Transformador de Vidro: Thiele Glas, Wermsdorf.

Créditos Fotografia: Michael Moran/OTTO.

DESAFIO

O designer queria evitar o uso de uma estrutura vertical de metal para fortalecer a fachada. Todo o perímetro encerrado desta expansão é um sistema de vidro ultra-claro, reforçando visualmente a integração do contexto urbano e marítimo na experiência do usuário do edifício. Assim, o uso de estabilizadores de vidro de segurança SGG Securit®-H de 19mm permitiu reforçar a vidraça e trazer design, estética e segurança ideal para a fachada.

Graças ao uso de SGG Diamant® extra claro, os ocupantes podem desfrutar da luz natural dos arredores. Essas unidades de vidro foram combinadas com revestimentos de alto desempenho que possuem propriedades de controle solar. Cerca de 14.000 m² deste vidro de isolamento térmico de alto desempenho foram fabricados pela GlassSolutions Austria.