Obras de Referência

Hotel M.Ou.Co

O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80 e integra o perímetro da operação de reabilitação urbana (ORU) de Campanhã. É uma espécie de híbrido entre uma “casa da música” e um hotel e foi inaugurado em Setembro de 2021.

O projeto – cuja vertente hoteleira é a primeira do país com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para a componente musical – resulta de um investimento de oito milhões de euros.

Com uma área total de cinco mil metros quadrados, o M.Ou.Co. integra um total de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca, local onde os visitantes terão a oportunidade de descobrir uma coleção de discos de vinil e livros dedicados ao universo musical.

O projeto conta, ainda, com três salas de ensaios, um espaço dedicado à saúde do músico e, também, áreas exteriores de jardim, piscina, bar e esplanada. “Stay. Listen. Play” é a assinatura do projeto que se assume como um local para ficar, relaxar, ouvir, tocar e experimentar, não fosse este um conceito que junta o Turismo, a Cultura e a Comunidade, tendo a Música como fio condutor e elemento agregador.

Este projeto vencedor o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria “Turístico” e É dos 10 “Must See” europeus referenciado pelo jornal britânico “The Guardian”.

Localização: Porto

INTERVENIENTES

Promotor: Mouco, Lda.

Empreiteiro: CASAIS, Engenharia e Construção, SA.

Distribuidor: Abilio Rodrigues Peixoto & Filhos, S.A .

Projetista e Design Interior: Arquitectos Aliados, Lda e Arquitecta Susana Leite

Fotógrafo: Alexander Bogorodskiy

 

DESAFIO

Este projeto, contou com soluções da marca Isover. O painel de lã mineral para absorção acústica em tetos perfurados Arena Absorção e a Anilha Ecovent DH no tamanho de 60 mm.