Hotel M.Ou.Co
O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80 e integra o perímetro da operação de reabilitação urbana (ORU) de Campanhã. É uma espécie de híbrido entre uma “casa da música” e um hotel e foi inaugurado em Setembro de 2021.
O projeto – cuja vertente hoteleira é a primeira do país com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para a componente musical – resulta de um investimento de oito milhões de euros.
Com uma área total de cinco mil metros quadrados, o M.Ou.Co. integra um total de 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca, local onde os visitantes terão a oportunidade de descobrir uma coleção de discos de vinil e livros dedicados ao universo musical.
O projeto conta, ainda, com três salas de ensaios, um espaço dedicado à saúde do músico e, também, áreas exteriores de jardim, piscina, bar e esplanada. “Stay. Listen. Play” é a assinatura do projeto que se assume como um local para ficar, relaxar, ouvir, tocar e experimentar, não fosse este um conceito que junta o Turismo, a Cultura e a Comunidade, tendo a Música como fio condutor e elemento agregador.
Este projeto vencedor o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria “Turístico” e É dos 10 “Must See” europeus referenciado pelo jornal britânico “The Guardian”.
Localização: Porto
INTERVENIENTES
Promotor: Mouco, Lda.
Empreiteiro: CASAIS, Engenharia e Construção, SA.
Distribuidor: Abilio Rodrigues Peixoto & Filhos, S.A .
Projetista e Design Interior: Arquitectos Aliados, Lda e Arquitecta Susana Leite
Fotógrafo: Alexander Bogorodskiy
DESAFIO
A nível de produtos, este projeto contou com impermeabilizações da Weber como o weberdry KF e o weberdry KG. Em relação ao isolamento, foi escolhida a lã mineral Arena Absorção.