Pavilhão Carlos Lopes
Criado em 1921, o atual Pavilhão Carlos Lopes começou por ser o Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional do Rio de Janeiro organizada em 1922, com projeto dos arquitetos Carlos Rebelo de Andrade (1887-1971) e Guilherme Rebelo de Andrade (1891-1969).
As paredes e fachadas apresentam painéis de azulejos, em azul e branco, produzidos pela Fábrica de Sacavém, em 1922, representando cenas da História de Portugal. Em 2003 foi encerrado e entrou em profunda degradação. Em 2017 foi salvo por uma intervenção de reabilitação, com o objetivo de acolher os mais diversos acontecimentos culturais, corporativos, comerciais e desportivos.
Mais informações aqui.
Localização: Lisboa
INTERVENIENTES
Dono de obra | Associação de Turismo de Lisboa
Projetista | Bruno Soares Arquitectos
Construtor | Ramalho Rosa Cobetar, S.A.
Distribuidor | Decorpita - Materiais de Construção e Decoração Lda.
Data de conclusão: 2017
DESAFIO
Na intervenção de requalificação desta obra, foram utilizadas soluções de colagem de cerâmica* e pedra para interiores e exteriores para a reabilitação dos azulejos antigos e ainda, para reparação de cornijas, capeamentos e molduras em fachada, utilizaram-se argamassas da gama weberep.
*Nos produtos relacionados estão indicadas as soluções de colagem equivalentes, visto que os produtos utilizados na obra, foram substituídos pela gama webercol flex +.
Consulta esta e outras obras no EBook Obras de Referência.